Não consegue ver correctamente? Abra no Browser.

Newletter N.º 189

A 26ª jornada da Liga começou com a vitória do Sporting em Paços de Ferreira sem que tivesse havido, desta vez queixas sobre a arbitragem. Noutra frente o FC Porto em casa com a Académica chegou rapidamente a uma vantagem tranquila e depois começou a pensar em Sevilha...

Por sua vez ao Benfica augurava-se tarefa algo difícil frente ao Rio Ave que tinha conquistado mais vitórias fora do que em casa. Tarefa desempenhada com distinção faltando apenas... o quase para ser campeão.

Na Liga Europa resultados antagónicos das duas equipas portuguesas em prova. O Benfica venceu com tranquilidade o AZ Alkmaar e o FC Porto baqueou de forma estrondosa em Sevilha. Segue-se a Juventus nas meias-finais, mas antes e já no Domingo há o Arouca. Pensemos depois nos outros jogos.

Grande exibição e resultado da equipa de juniores frente ao Real Madrid. Na final tudo pode acontecer.


Dia 5

Miguel Belo - Jornalista do Record; «Em Alkmaar o Benfica deu um passo de gigante rumo às meias-finais da Liga Europa e, mesmo sem realizar uma exibição brilhante, confirmou que, atendendo ao lote de participantes, é um sério candidato a erguer o troféu em Turim. As contas para já são fáceis: as águias estão em quatro provas e em todas têm sérias possibilidades de sair vitoriosas. Por isso é que está na altura de o Benfica parar com a ideia de que só o campeonato interessa, numa época que até pode ser histórica para o clube. (...)»

Rui Santos - Jornalista no Record; «(...) A anarquia é total e este último episódio de um conjunto de clubes ter forçado a realização de uma Assembleia Geral, não obstante a recusa de reunir os procedimentos legais para que ela pudesse acontecer, diz bem do entendimento que os responsáveis desses clubes denotam sobre as mais elementares regras do "associativismo democrático". (...) »

Toni - Treinador do Tractor em A Bola; «(...) São intensas experiências de vida que nos enriquecem e deixam marcas na forma como nos envolvemos, sem falsas modéstias, nesses desafios, com competência, dedicação e profissionalismo. Muitos de nós carregam a experiência como antigos jogadores, e todos como treinadores procuramos ajudar os atletas a ser melhores cada dia que passa. Todas estas são, ainda, extraordinárias oportunidades de construir novas amizades e a riqueza de novas relações. Imaginem quantas histórias, de vida não teremos todos para contar...»

Dia 6

José Manuel Meirim - Especialista em Direito Desportivo, em A Bola; «(...) A primeira, por vezes, pertence aos clubes. Não se apresenta totalmente desrazoável, pois, que os clubes, na omissão do cumprimento do dever de convocar a reunião, tomem eles próprios, em mão, tal convocatória. Afinal, a AG sempre é um órgão supremo da Liga, algo que deve orientar o seu funcionamento interno e a interpretação das suas normas. »

Luís Pedro Sousa - Chefe de Redacção do Record; «Só mesmo para o Benfica é que a questão do título nunca esteve encerrada. Os rivais deixaram de se preocupar com o tema, retirando-o quase por completo da agenda mediática. O FC Porto já transferira há muito o foco para a Liga Europa, enquanto o Sporting colocou de lado o futuro imediato e tentou justificar-se com o passado recente(...) »

Vítor Serpa - Director de A Bola; «Jogo após jogo surgem dúvidas sobre se o Sporting será capaz ultrapassar o próximo obstáculo, como se as pessoas falassem de um cavalo cansado, ou, pior, de uma pileca que dificilmente teria meios de conseguir saltar todas as barreiras de uma prova difícil e exigente. (...)»

Dia 7

Hermínio Loureiro - V.P. da F.P.F. em A Bola; «Dois jogos, duas vitórias. É este o saldo da última jornada para a Liga Europa das equipas portuguesas. Benfica fora e Porto em casa ultrapassaram os seus adversários e estão a 90 minutos de se apurarem paras meias-finais. (...)»

João Querido Manha - Director do Record; «(...) Num futebol ecuménico, feito de balneários multirraciais, os órgãos da Liga, onde existe uma comissão para inquéritos especiais, não fariam mais do que a obrigação se punissem todos os prevaricadores - incluindo o autor da insinuação de racismo, se esta não tiver passado de difamação gratuita de jogadores sem estatuto de vedetas. Não o fazendo, são coniventes com o lado mais sórdido da condição humana. »

Vasco Palmeirim - Comunicador no Record; «(...) Vamos lá ver o que faz esta noite o Rio Ave na Luz. Jorge Jesus diz que a equipa de Nuno Espírito Santo é um adversário difícil a jogar fora de casa, quase tão difícil como dizer "Tottenham" ou "sir Alex Ferguson". Já o treinador do Rio Ave diz que sabe qual o onze que o Benfica vai apresentar às 20 horas. Míster Nuno, se acertar no onze, eu depois do jogo vou pedir-lhe, não um onze, mas um sete. Cinco números e duas estrelas. »

Dia 8

Fernando Guerra - Sub-Director de A Bola; «(...) Deixemo-nos de tretas e naveguemos na onda musculada de Bruno Carvalho, adepto assumido de coisas concretas. Pessoalmente, claro que previ um Sporting bem melhor do que o do ano passado, cujo modestíssimo comportamento, por não servir de termo de comparação, deve ficar arrumado em definitivo no baú das inutilidades até se reduzir a pó, mas nunca imaginei que conseguisse desempenho desportivo de tamanha relevância. Porque o foi, sem dúvida alguma, apesar de eliminado das Taças de Portugal e e da Liga. (...) »

José Ribeiro - Sub-Chefe de Redacção do Record; «(...) O Benfica está na contagem decrescente para conquistar o título de campeão. Pode acontecer domingo, em Aveiro (se vencer e o Sporting, não bater o Gil Vicente). Ou na semana seguinte, quando receber o Olhanense. Ou ainda, na outra, quando o V. Setúbal visitar a Luz. São três "pontos de jogo", como se diz no ténis. E ir ao Dragão fazer a festa com os benfiquistas do Norte. Alguém ainda acredita que o "filme" vai ter outro argumento? (...) »

Manuel Martins de Sá - Jornalista de A Bola; «1. Dizia Goethe, o maior pensador e escritor alemão do séc. XVIII, que «a ingratidão é sempre uma forma de fraqueza e de má consciência». Esta máxima aplica-se por inteiro ao tiro no pé que a SAD do FC Porto acaba de dar quando moveu um processo por «danos morais» a Miguel Sousa Tavares, a quem pediu uma indemnização de um milhão de euros! Porquê? Por ter escrito duas ou três coisas (que são um segredo de polichinelo) sobre o preço de compra de dois ou três jogadores. E nem sequer falou nos 18 milhões que custou o brasileiro Danilo. (...) »

Dia 9

António Tadeia - Director-Adjunto do Record; «Alguém falou esta semana a Paulo Bento na possibilidade de, terminado o Campeonato do Mundo, trocar a Seleção Nacional pelo Monaco. Bento não adiantou nada a esse respeito - nem era de esperar que adiantasse, de resto -, mas a verdade é que a coisa faz sentido. (...) »

José António Saraiva - Director do 'Sol' no Record; «(...) Feitas as contas, o Sporting tem jogadores melhores em quatro posições, o Benfica tem vantagem em cinco, e há duas dúvidas. Isto deita por terra a ideia de que Jorge Jesus joga com estrelas e Leonardo Jardim com miúdos. Dirão que é assim na equipa-base, mas que o plantel do Benfica é mais completo. Acontece que a importância do plantel reside sobretudo na possibilidade de gerir a equipa. Ora, o Sporting não precisa de gerir, pois só está numa competição - enquanto o Benfica está em quatro. »

Santos Neves - Jornalista de A Bola; «(...) Ainda maior surpresa, que seria monumental 'bronca' esteve à vista em Dortmund; Real Madrid, sem Ronaldo mas o à-vontade de 3-0 na 1.ª 'mão' precisou de apelar a boa fortuna para escapar a mais sofrimento em meia-hora extra... Hoje, partindo de 1-1, Bayern-Manchester United e Atlético Madrid-Barcelona, este prometendo ser especialmente faiscante...»

Dia 10

Bruno Prata - Jornalista, no Record; «Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán - eis o nome completo daquele que foi o melhor e mais desequilibrante e iluminado jogador da Liga Portuguesa, agora que estão arrematadas as escassas dúvidas que ainda pudessem subsistir sobre a atribuição do título. (...) »

Carlos Barbosa da Cruz - Advogado, no Record; «Dos jogos que mais marcaram o Sporting desta época, foi o realizado em Arouca. Lembrar-se-ão que em condições climatéricas desfavoráveis, num campo impróprio, o Sporting deu a volta ao resultado, lutando e sofrendo com tenacidade e abnegação. Para o Benfica não vai ser assim. O Benfica vai jogar contra o Arouca em Aveiro, num campo de outra qualidade e dimensão, apoiado pelo seu público afeto que vai encher o estádio. Para o Sporting, o caminho das pedras. Para o Benfica, a autoestrada. (...)»

Santos Neves - Jornalista de A Bola; «(...) 'OK', estivesse o Sporting, como Benfica e FC Porto estão, também disputando Liga Europa e Taças nacionais, e, quase de certeza, o seu fôlego teria passado por quebras. Ainda assim, camuflar máxima ambição no discurso para o exterior (decerto sendo bem mais espevitado o interno...) deu muito bom resultado. Porque está na cara: o muito forte Benfica desta temporada é mesmo inacessível no lusitano campeonato. (...) »

Dia 11

Daniel Oliveira - Analista Político no Record; «(...) E lembro-me de ter pensado; é impossível alguém normal aceitar cargos em clubes e ter de se misturar com esta gente. Ao ver a cena à porta da Liga e na bomba de gasolina, pensei o mesmo. Quem é que, com o mínimo de brio cívico e profissional, quer aparecer ao lado de tão tristes figuras?»

João Bonzinho - Jornalista de A Bola; «(...) PS: Teórico já não deve ser para ninguém o talento do jovem hispano-brasileiro Rodrigo, que o Benfica vai perder para a próxima época. Para já, perdeu o Benfica Sílvio e terá perdido Sílvio, infelizmente, a possibilidade de estar no Mundial. Se daqui a dois meses também vier a perder Jorge Jesus, o Benfica perde então muita fruta. Que ironia, logo num ano em que pode ganhar tanto...»

João Malheiro - Colunista de 'O Benfica'; «(...) Há quem se arrogue de principal defensor, no domínio da bola, das gentes nortenhas. Pura sobranceria, manifesta arrogância, inequívoca desfaçatez, evidente falsidade. O Benfica é, sem querelas ou controvérsias, a mais representante insígnia do povo do Norte.»

SIGA-NOS NO TWITTER AMIGO ON FACEBOOK REENCAMINHE PARA UM AMIGO
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* *|LIST:COMPANY|*, All rights reserved.
*|IFNOT:ARCHIVE_PAGE|* *|LIST:DESCRIPTION|*
Remover | Preferências 
*|IF:REWARDS|* *|HTML:REWARDS|* *|END:IF|*