Não consegue ver correctamente? Abra no Browser.

Newsletter N.º 180


No recomeço do campeonato, as surpresas se assim se pode dizer não se fizeram esperar; o FC Porto perdeu na Madeira e o Benfica não passou incólume em Barcelos perdendo um boa oportunidade de se distanciar. Para não destoar o Sporting acompanhou os fracassos dos outros dias deixando praticamente tudo na mesma.

Excelente prestação da equipa senior masculina do Benfica no Europeu de Corta-Mato onde alcançou o 2.º lugar. O mérito do trabalho realizado e corrdenado por Ana Oliveira está a vir ao de cima.

A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga já indicou ao CD da Federação a sanção aplicável ao FC Porto pelo seu atraso no jogo com o Marítimo para a Taça da Liga. Vejamos o que decide o C.D.

Na Taça de Portugal o Benfica em Penafiel e o FC Porto no Dragão com o Estoril venceram tangencialmente e vão reeditar o duelo nas meias-finais.

Por último, o 'derby' mais aguardado que levará ao Estádio da Luz uma multidão de adeptos. O jogo é para vencer para alargar a vantagem, mas um jogo entre os dois eternos rivais está sempre rodeado de incerteza quanto ao resultado final. Confiamos no Benfica.


Dia 1

Bernardo Ribeiro - Sub-Chefe de Redacção do Record; «Num último dia de mercado animado como há muitos anos não acontecia, o balanço final deixa o equilíbrio de forças quase na mesma. A não ser que o Sporting tenha acertado em cheio, o que se avaliará no futuro. Primeira nota a retirar de tão movimentadas 24 horas, os grandes portugueses estão de finanças apertadas como nunca vimos. (...)»

Fernando Guerra - Sub-Director de A Bola; «(...) Mais atenção, por isso, aos perigos que a 17ª jornada encerra. O Porto vai à Madeira, não se prevendo segundo atraso na entrada em campo, e o Benfica em Barcelos. Em casa joga apenas o Sporting, com a Académica. Pode nada acontecer de especial relevância, mas pode também haver mudança de líder. E ninguém ficará surpreendido... »

Rui Santos - Jornalista no Record; «(...) Porque não há muito tempo o sector da Arbitragem já fez com o Sporting aquilo que não foi capaz de fazer com mais nenhum emblema. E isso diz tudo. Como pode dizer tudo, numa certa perspectiva, a possível nomeação de Pedro Proença para próximo Benfica-Sporting, que está aí a chegar...»

Dia 2

Fernando Seara - Adepto Benfiquista, em A Bola; «(...) Foi um galo para os benfiquistas, principalmente ao minuto noventa e três. Agora não foi sofrer. Foi não marcar! Óscar Cardoso ao falhar aquela grande penalidade fica a dever-nos um golo. Fica mesmo. Em especial àqueles que defenderam, intransigentemente, a sua continuidade no plantel após o incidente no Jamor. (...) »

Luís Pedro Sousa - Chefe de Redacção do Record; «Será muito difícil aos responsáveis do FC Porto e Benfica explicarem aos seus adeptos uma eventual conquista do título por parte do Sporting. Se a perda de um campeonato para o rival das últimas épocas já não é aceite de bom grado pelas exigentes plateias do Dragão e da Luz, mais complicado se tornará justificar o insucesso numa conjuntura manifestamente favorável, pelo menos quando comparada com a que viveu, e de certa forma ainda vive, o histórico clube de Alvalade. (...)»

Vítor Serpa - Director de A Bola; «(...) Não se poderá dizer que Deus não escreveu direito por linhas tortas. O Benfica de Barcelos, mesmo depois do FC Porto se espalhar ao comprido no Funchal, não era merecedor da sorte naquele último penalty. Talvez que o futebol possa ter alguma lógica e que, hoje o Sporting volte a chegar-se de pleno direito e mérito ao primeiro lugar da Liga. (...)»

Dia 3

João Querido Manha - Director do Record; «O Benfica de Jorge Jesus mais uma vez falhou depois da hora por descontrolo emocional. Um penálti que valia dois pontos e uma liderança dilatada não se pode desperdiçar, como sabe qualquer aprendiz de campeão. Mais uma vez faltou comando e determinação e veio ao de cima a síndrome da "nota artística", o vedetismo e os interesses particulares dentro do balneário. A equipa e o clube perderam. »

José Manuel Delgado - Sub-Director de A Bola; «(...) Está mais forte o FC Porto? O tempo dirá, mas o meu 'feeling' é que não. El comandante ainda era capaz de arrumar a casa. Quaresma tem pela frente um período de adaptação à competição que deverá cumprir e a ver vamos se Fernando e Mangala não vão ficar psicologicamente afetados pelas transferências milionárias que afinal não se concretizaram. (...) »

Vasco Palmeirim - Comunicador, no Record; «(...) mas o grande destaque vai para a contratação de um jogador cujo nome parece uma expressão de Dias da Cunha enquanto presidente do Sporting: "Xi Cabala!!!!". Como não conheço o valor do egípcio, dei por mim a ver lances de Shikabala no Youtube. Chamo a isso a "Regra do Celsinho". »

Dia 4

Fernando Guerra - Sub-Director de A Bola; «1. Tal como Domingos Paciência se sentiu incomodado quando Jesus, já no Benfica, entendeu reclamar parte dos louros pelo bom desempenho dos bracarenses em 2009/2010, como arquiteto do projeto, Sérgio Conceição reagiu a comentário de Leonardo Jardim em referência aos adversários que defendem com dez jogadores, lembrando que também ele, agora no Sporting, fez o mesmo quando trabalhou no Beira-Mar e, com sublinhado, no SC Braga. (...) »

Manuel Martins de Sá - Jornalista de A Bola; «(...) Em suma se aferíssemos a competência de cada um pelos resultados do mercado de inverno, concluíriamos que Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira (este com a preciosa muleta de Jorge Mendes) já dão lições a PC. »

Pedro Adão e Silva - Professor Universitário, no Record; «(...) Mas se as médias são más, que dizer de Bruno Paixão? Em 23 árbitros que dirigiram partidas da 1.ª Liga esta temporada, Paixão lidera "ex aequo" o ranking de amarelos (42). Desconheço dados para faltas marcadas, mas devem ser números igualmente elevados. É mau de mais para ser verdade e o pior é que já vai mais de uma década com o setubalense a querer ser o centro das atenções. (...)». »

Dia 5

Bagão Félix - Adepto benfiquista em A Bola; «(...) Na última jornada, o FCP insistiu no cinzentismo baço. O Benfica perde 2 pontos com a omissão na escolha do marcador do 'penalty' e a ausência, em momento crucial, de Rúben Amorim. O SCP não aproveitou, já algo distante da fulgurância do primeiro terço do campeonato. Depois de ter perdido seis pontos, o FCP recupera quatro face aos empates dos grandes lisboetas. No domingo, a Luz pode determinar muita coisa. Ou não. »

João Pimpim - Jornalista de A Bola; «(...) E creio até que se, ao invés, tivesse visto Lima... seriam muitos os impropérios. O que aconteceu depois é movido mais por verdades 'lapalassianas' típicas de quem se move 'em rebanho' do que propriamente por sentimentos reais. É aquela lógica que leva a que, após as eleições legislativas, nunca se encontre quem tenha votado nos que (des)governam. »

Jorge Barbosa - Editor do Record; «(...) Mas a escolha do treinador traduz apenas uma parte que ele não é o único responsável pela situação, que, como se sabe, foi agravado por ter havido precipitação na elaboração do plantel, falta de alternativas sólidas, problemas pessoais a mais como foram os casos de Fucile e Izmailov, Otamendi e Fernando. (...) »

Dia 6

Luís Pedro Sousa - Chefe de Redacção do Record; «(...) O sucedâneo, que manteve a hegemonia no plano interno, ficou sem os dois últinos elementos e ainda Lucho e Otamendi, enquanto Fernando, inegavelmente o mais importante deste trio, ameaça tornar-se num caso capaz de fazer ruir o que ainda resta de uma estrutura vencedora. Os dados são realmente conjunturais mas não auguram nada de bom. »

Pedro Guerreiro - Jornalista, no Record; «Se a Comissão da Liga de Futebol conclui que o Porto atrasou deliberadamente o jogo com o Marítimo para prejudicar o Sporting, então vai vitimizar-se anos a fio sobre golpes de secretaria. Se todos jogassem conforme as regras, não havia casos destes e ganhava o melhor. (...)»

Santos Neves - Jornalista de A Bola; «Matic ou Lucho qual a perda mais importante? Nem dá para pestanejar...Lucho tem estupendo passado e razoável presente na ponta final de carreira. Matic acelera para elite mundial de centro-campistas - nenhuma surpresa na sua fulgurante entrada no Chelsea, logo titular no bicudíssimo confronto em casa do hipermilionário Manchester City - e considerado melhor em campo... José Mourinho num ápice demonstrou a sua forte razão a patrão Abramovich, tão renitente este foi em pagar 25 milhões por quem cedera ao Benfica por tão-só 5 - e muitíssimos teóricos... (...) »

Dia 7

Daniel Oliveira - Analista Político, no Record; «(...) os dirigentes desportivos que ainda tenham dúvidas confirmam que ganha quem melhor souber contornar as regras. Ou então eu estou enganado. E o Conselho de Disciplina da Federação subscreve esta decisão. E, apesar de estarmos perante uma competência secundária, abre-se um extraordinário precedente no futebol nacional: o clube de Pinto da Costa pode mesmo sofrer as consequências pelos atalhos éticos que escolhe seguir. E isso seria, à dimensão do futebol nacional, comparável à queda do Muro de Berlim. »

José Manuel Delgado - Sub-Director de A Bola; «Conheceu-se ontem a argumentação do Sporting, enviada à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, a propósito do atraso do FC Porto no jogo com o Marítimo, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a Taça da Liga. Para os leões, não há dúvidas quanto a duas coisas: a) O dolo do FC Porto; b) A vontade dos dragões em prejudicar o bom nome da Liga. (...) »

Pragal Colaço - Colunista de 'O Benfica'; «As instituições de crédito emprestaram dinheiro de forma indiscriminada sem qualquer controlo por parte de qualquer entidade reguladora, supervisora, das próprias instituições de crédito, enfim... de ninguém. Umas situações foram mais ilegais do que outras, umas foram mesmo descaradas e o resultado disto tudo é que cada um de nós está a pagar a factura. Veja-se que cada um de nós já se pode candidatar à oferta de um prémio, se pedir facturas em todo o sítio. Passamos a ser nós os cobradores de fraque. (...) »

SIGA-NOS NO TWITTER AMIGO ON FACEBOOK REENCAMINHE PARA UM AMIGO
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* *|LIST:COMPANY|*, All rights reserved.
*|IFNOT:ARCHIVE_PAGE|* *|LIST:DESCRIPTION|*
Remover | Preferências 
*|IF:REWARDS|* *|HTML:REWARDS|* *|END:IF|*