Votação Anti Todos ao Estádio! Qual Arbitragem? Tesourinhos Artigos de Opinião Disparates Lapidares

Votação Anti Todos ao Estádio! Qual Arbitragem? Seara Alheia Tesourinhos Artigos de Opinião Disparates Lapidares


Outros Canais Anti-Benfiquismo Disparates Lapidares Artigos de Opinião
 
Comentários a Artigos

Equipas e orçamentos
Bernardo Ribeiro, jornal Record
20 de Fevereiro de 2011


Alguns jornalistas do Record entre os quais o impagável Bernardo Ribeiro (BR), estão a querer intoxicar a opinião pública com o empolamento da questão orçamental, sem que para isso lhe reconheçamos especiais méritos de análise.

Para ele(s) tudo se resume a esta verdade elementar: maior orçamento, maior e melhor equipa! Sinceramente, tal como os jovens da minoria de bloqueio das Associações, é necessário que a UEFA e a FIFA intervenham rapidamente para acabar com esta concorrência desleal que adultera a razão e impede a implementação de uma real verdade desportiva.

Real Madrid, Barcelona, Manchester (City e United), Chelsea, Bayern de Munique, Inter, Milão, etc, etc, deviam pela verdade recordiana ser impedidos de participarem nas provas onde competem, dado que os outros concorrentes estão em franca desvantagem e só deveriam poder participar numa 2ª divisão europeia que seria extensível aos respectivos países.

O facto do Benfica ter vencido 1 Taça Latina e 2 Taças dos Campeões Europeus, o FCPorto 1 Taça dos Campeões, uma Champions League e uma Taça UEFA e o Sporting uma Taça das Taças, só pode ser catalogado como surpresas ao abrigo de mistérios insondáveis. Ou apanharam os outros a dormir, ou então foi porque aqueles concorrentes estavam fartos de ganhar e abdicaram voluntariamente a favor de clubes de um modesto país periférico...

A transposição desta verborreia para o panorama português por BR em vésperas do único derby verdadeiramente nacional, ilustra bem o quanto este jornalista gosta de especular... com pequenos nadas, para tentar justificar algo que não tem nem terá alguma vez justificação, constituindo apenas especulação pura. 

Porque a intenção é invadir o sub-consciente de cada leitor e encaminhá-lo para esta dicotomia: Se o Benfica ganhar foi porque tem um muito melhor orçamento e não fez mais do que a sua obrigação, mas se for o Sporting, a manchete diz-nos que até conseguiu ganhar com um orçamento muito inferior. Do ponto de vista recordiano é sempre dinheiro em caixa.

Não há dúvida que vendo as coisas por este prisma ou tentando arranjar justificações como fez Manuel Machado a seguir ao Benfica-Guimarães, não é sério do ponto de vista intelectual. Porque seguindo essa linha de raciocínio rebuscado, na época transacta o SCBraga não se teria classificado à frente do FCPorto e o Benfica não teria sido campeão.

Mas, perguntamos nós e perguntam vocês, a questão dos orçamentos não poderá ter influência na constituição das equipas? A resposta é afirmativa mas apenas justifica parcialmente a questão. Por essa ordem de ideias, o Real Madrid seria sempre campeão de Espanha e não o é. Uma equipa pode ter o maior orçamento do mundo, pode ter os melhores e mais caros jogadores do planeta, mas não ter uma equipa na mesma dimensão proporcional.  É por isso que o futebol é atractivo e revela um manancial de surpresas porque é ilógico e não compatível com análises do tipo 2 + 2 = 4!

O Sporting-Benfica de amanhã enquadra-se nesse cenário. Quando as equipas entrarem em campo não há diferença de orçamentos que resista. Será um jogo intenso, provavelmente não bem jogado, mas onde as motivações são as mesmas de sempre por parte de qualquer das equipas. E também a incerteza do resultado, excepto se acontecer alguma das anormalidades que têm ocorrido desde há um século atrás. Os resultados provam isso mesmo.

Entrar pelo campo das divagações em torno do que cada um é, ou como está neste momento, é desconhecer a história dos derbies e da própria rivalidade entre os dois grandes vizinhos rivais. É no fundo desconhecer a própria História.

Não é BR?


Social Networks Artigo Original | Comentários | Página Anterior Bookmark and Share  







Artigo Opinião
Siga-nos no:
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Facebook
RSS


   
Web Design & SEO by ViviDelux