Votação Anti Todos ao Estádio! Qual Arbitragem? Tesourinhos Artigos de Opinião Disparates Lapidares

Votação Anti Todos ao Estádio! Qual Arbitragem? Seara Alheia Tesourinhos Artigos de Opinião Disparates Lapidares


Outros Canais Anti-Benfiquismo Disparates Lapidares Artigos de Opinião
 
Comentários a Artigos

Golos ‘oferecidos’ e melhor futebol
Júlio Magalhães, jornal Record
11 de Fevereiro de 2011


Na linha do que o caracteriza, o Record fez mais uma aquisição de peso para seu cronista ocasional – o declarado portista Júlio Magalhães (JM), actual director de informação da TVI.

JM não deixando de demonstrar e defender o seu portismo vigorosamente, não ultrapassou nesta sua crónica os limites que é frequente vermos em alguns dos seus correlegionários azuis e brancos. Portou-se como um adepto de bancada com cachecol que grita quando o seu clube marca um golo, embora não saibamos se chamou nomes feios ao árbitro da partida.

É nessa linha que vamos comentar. Contrariamente ao que diz JM, não foi o último FCPorto-Benfica que despertou os benfiquistas, porque eles já estavam há muito acordados. Em termos práticos, para além da óbvia satisfação pela vitória alcançada, foi confirmada a quebra demonstrada pelos portistas nos últimos jogos e a subida de rendimento do Benfica. De resto na principal prova, fruto do importante avanço adquirido pelo FCPorto nas primeiras jornadas pelas razões de todos conhecidas, tudo se mantem inalterável.

A frase utilizada pelo treinador do Benfica não deve por isso ser especulada nem desligada do contexto em que foi produzida – de facto, desde há algumas jornadas atrás, o Benfica tem sido a melhor equipa do campeonato. Foram produzidas no final do jogo do Benfica em Setúbal e não podem ser associadas a esse jogo ou ao do FCPorto no Dragão, pois tratou-se de uma mera coincidência temporal e feitas num horizonte mais alargado.

Concordamos que o jogo para a Taça de Portugal no Dragão não foi uma partida deveras bem jogada. Mas foi competitiva e disputada. Discordamos no entanto de JM quando ele para retirar mérito ao Benfica escreve que foram dois golos oferecidos. Não foram. Quando muito resultantes de erros e isso sabe-se, é sempre tremendamente subjectivo.

Existe sempre a tentação de atribuir qualquer golo não ao mérito do jogador que o marca mas a demérito da defesa que o sofre, e só em casos excepcionais isso é considerado. Aceitamos que é normal. Mas a ser assim, então na jogada de que poderia ter resultado o terceiro do Benfica, o mérito não tinha sido de Helton mas sim demérito de Óscar Cardozo.

Achamos que não deveremos ir por aí, muito embora exista a tendência normal do adepto em enveredar por esse tipo de justificações. Com o natural exagero JM diz que se bem se lembra, o Benfica só incomodou Helton uma vez. E o FCPorto quantas vezes incomodou Júlio César?

O conceito de melhor encerra por si só um conceito de subjectividade e não raras vezes nem sempre o melhor é aquele que ganha. Em termos práticos e objectivos, na final da Supertaça e na 10ª jornada da Liga Zon-Sagres, o FCPorto ganhou ao Benfica e foi melhor. Na 1ª mão da Taça de Portugal o Benfica ganhou e também foi melhor. Mas  quem ganha um campeonato pode não ser o melhor, pois com altos e baixos basta-lhe ser o mais regular. Isto sem referir outros aspectos marginais que como se sabe têm em Portugal um forte peso.

Na presente edição do campeonato, aparte as incidências que influenciaram as 1ªs jornadas e devido a exibições menos conseguidas do Benfica, o FCPorto ganhou embalagem e manteve-se durante várias jornadas como a equipa que praticava melhor futebol. De há algum tempo a esta parte verificou-se o inverso, pelo que não deveria custar a um adepto portista moderado aceitar que neste momento, o melhor futebol é o do Benfica.

Tendo sempre presente as incidências em que o futebol é fértil, esta conjuntura pode vir a alterar-se ou a confirmar a actual constatação. O resto são factos impossíveis de alterar, conjecturas e frias estatísticas.


Social Networks Artigo Original | Comentários | Página Anterior Bookmark and Share  







Artigo Opinião
Siga-nos no:
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Facebook
RSS


   
Web Design & SEO by ViviDelux