Votação Anti Todos ao Estádio! Qual Arbitragem? Tesourinhos Artigos de Opinião Disparates Lapidares

Votação Anti Todos ao Estádio! Qual Arbitragem? Seara Alheia Tesourinhos Artigos de Opinião Disparates Lapidares


Outros Canais Anti-Benfiquismo Disparates Lapidares Artigos de Opinião
 
Comentários a Artigos

Puristas e moços de recados I
Manuel Martins de Sá, jornal A Bola
25 de Maio de 2011




Um dos braços armados da sedimentação de Pinto da Costa no poder têm sido ao longo de décadas os moços de recados que desempenham algumas tarefas (propositadamente ou não), que se enquadram na estratégia de atacar todos aqueles que ele considera como «inimigos».

Aquela palavra no dicionário restricto do Pinto Maior significa apenas que são pessoas que não lhe aparam os golpes baixos ou não se curvam à sua passagem. Como diria Domingos Amaral, porque não são corcundas.

Abordemos então um caso perfeitamente ilustrativo daquilo que tem sido ao longo dos tempos a sua verborreia contra os ‘no Sir’ e que se reporta à questão das declarações do Secretário Laurentino sobre a sua preferência de quem gostaria que ganhasse a Liga Europa.

Quando anunciou a sua preferência pelo SC Braga justificando com o facto de ser minhoto, o presidente do FC Porto veio de imediato criticar a preferência do Secretário de Estado com o argumento de que Laurentino Dias deveria manter uma posição equidistante face ao cargo que ocupa, apesar de se encontrar em mera gestão. Vindo do presidente portista compreende-se que ele teria que defender institucionalmente a sua dama, muito embora saibamos que por detrás disso estiveram outras motivações completamente distintas.

Mas o que mais nos espantou foi que alguns seguidistas, puristas e falsas virgens ofendidas tenham saltado a terreiro com a mesma argumentação que, a nosso ver, não tem a mínima razão de ser. Foi justamente nesse enquadramento que o ‘Sole Mio’ (Manuel Martins de Sá) quis ultrapassar o próprio Pinto da Costa e entrou por caminhos que, por uma questão de decoro profissional, lhe deveriam estar vedados.

Com efeito, estivemos atentos às declarações de Laurentino Dias e daquilo que o ouvimos dizer, não nos parece que se justifique a linguagem desbragada de MMS, até porque parece grassar já alguma confusão no seu espírito cansado. Embora tivesse sido mais prudente ter assumido o discurso ‘politicamente correcto’, é preciso notar que se tratava de uma prova europeia onde o êxito português estava garantido à partida, pelo que não vemos qual é o seu problema, a menos que seja existencial. Se fosse uma prova nacional ainda se poderia colocar a questão, mas numa prova internacional? Mero provincianismo bacoco. E estamos à vontade para o dizer dado que o Secretário de Estado não reune minimamente as nossas preferências e bastas vezes aqui o criticámos.

MMS estava provavelmente naqueles dias em que não se pode sair de casa. E vai daí, uma vez que nos conste P.C. não dissertou sobre o assunto, resolveu atirar-se também a José Mourinho porque este terá enviado uma mensagem de felicitações a Domingos Paciência mas não seguiu idêntico procedimento em relação a Villas-Boas. A conclusão de MMS foi a de que ou foi por despeito, ou por inveja, ou por ciúme. E concluiu ufano e orgulhoso que Villas-Boas não o deixou sem troco! De facto, pese embora aos esforços titânicos da Torre das Antas e de alguns solícitos colaboradores espalhados estrategicamente pela imprensa, Mourinho continua a ser uma pedra no sapato e a fazer mossa...

A possibilidade de eliminar estas duas personagens indigestas e inconvenientes é um facto cada vez mais real, pois o Secretário Laurentino tem apenas mais uns diazitos para usufruir do cargo (a menos que surjam surpresas que no fundo são sempre possíveis) e no que toca a Mourinho, parece mesmo que o assunto está em vias de ser ultrapassado, perante os vários esforços concertados.

Não foi Miguel Sousa Tavares que no auge da excitação anunciou aos quatro ventos que esta equipa do FC Porto era a melhor equipa portuguesa de todos os tempos? Então...




Social Networks Artigo Original | Comentários | Página Anterior Bookmark and Share  






Artigo Opinião
Siga-nos no:
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Facebook
RSS


   
Web Design & SEO by ViviDelux